Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto altera serviços judiciais nas comarcas de SL, Ribamar e Imperatriz

    O Poder Judiciário do Maranhão teve aprovado na sessão desta terça-feira (20) o projeto nº 007/2012, que altera o Código de Divisão e Organização Judiciária do Maranhão (Lei Complementar nº 14/91), com a finalidade de proceder alteração estrutural dos serviços judiciários nas Comarcas de São Luís, Imperatriz e São José de Ribamar. O objetivo é melhor assegurar a efetividade da prestação jurisdicional.

    As alterações vão atingir a 1ª Vara de Precatórias Cíveis e Criminais de São Luís, hoje com cerca de 7.500 processos, que será transformada na 16ª Vara Cível, com atribuições para processar ações de natureza cível e comércio.

    A Vara Especial do Idoso e dos Registros Públicos da capital será transformada em vara única e terá competência para processamento e julgamento das medidas de proteção dos interesses difusos, coletivos e individuais dos idosos previstas no Estatuto.

    O Projeto prevê, ainda, que os crimes praticados contra crianças inclusive os de situação de violência doméstica e familiar e os de competência do Tribunal do Júri - serão distribuídos para a 9ª Vara Criminal, no caso de São Luís, e para a 4ª Vara Criminal, em Imperatriz. Em São José de Ribamar, a competência para processos relacionados à infância e à juventude será transferida da 2ª para a 3ª Vara Cível.

    Ainda segundo o projeto, as ações acidentárias contra o INSS serão de competência dos juízes das Varas da Fazenda Pública de São Luís, à exceção das 6ª, 7ª e 8ª específicas da execução fiscal.

    Na mensagem encaminhando o projeto à Assembleia, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Junior, justifica que as alterações no Código de Divisão adéquam-se às futuras instalações de 10 unidades jurisdicionais em São Luís e em São José de Ribamar, que incluem seis Varas Cíveis, a Vara de Interesses Difusos e Coletivos e o Juizado especial da Fazenda Pública Estadual e Municipal.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-altera-servicos-judiciais-nas-comarcas-de-sl-ribamar-e-imperatriz/100197771

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)