Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto de recadastramento biométrico será apresentado a deputados

    O projeto de implantação do recadastramento biométrico em municípios maranhenses será demonstrado aos deputados estaduais nesta quinta-feira (21). A apresentação será feita pelo vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), desembargador José Bernardo Silva Rodrigues.

    A palestra, de iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), foi aprovada em plenário nesta quarta-feira (20).

    De acordo com o Tribunal, mais de um milhão de eleitores maranhenses participarão do cadastro, o equivalente a 22,8% do colégio eleitoral do Estado. A maior delas será São Luís, hoje com 678.070 eleitores. Também participarão São José de Ribamar (91.033 eleitores), Barra do Corda (56.620), Timbiras (19.224), Jenipapo dos Vieiras (11.083) e Fernando Falcão (6.597), Coroatá (45.340) Pirapemas (12.603) e Peritoró (15.918).

    Atualmente seis municípios já utilizam o sistema: Raposa (14.710), Paço do Lumiar (47.422 eleitores), Cajapió (7.689 eleitores), São Vicente de Férrer (13.726 eleitores), São João Batista (16.089 eleitores) e Benedito Leite (3.474 eleitores).

    AGENDAMENTO

    Para participar, o eleitor poderá agendar o dia em que fará o recadastramento, desde que seja entre 4 de março e 19 de dezembro deste ano. O agendamento poderá ser feito através do site do TRE ou pelo Disque Eleitor (0800 098 5000).

    Para tanto, precisará identificar no sistema o número de sua inscrição eleitoral ou nome completo, confirmar os dados que aparecem na tela e comparecer no dia e hora marcados (com antecedência de 30 minutos).

    O eleitor deve comparecer no local escolhido com a cópia e original de documento de identidade e de comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, correspondência oficial). Os homens nascidos até 31/12/1993 - que irão tirar título pela 1ª vez, serão obrigados a apresentar também cópia e original do comprovante de quitação militar.

    Se for eleitor quiser transferir seu domicílio eleitoral, deverá comprovar que reside em outra cidade há mais de três meses (comprovante de no máximo 1 ano). O não comparecimento no dia e horário marcado acarretará no cancelamento do agendamento, o que implica em marcação de um novo.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-de-recadastramento-biometrico-sera-apresentado-a-deputados/100351999

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)