Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Arnaldo Melo defende Legislativo que o MA quer e o Brasil exige

    Precisamos formatar uma Assembleia Legislativa que o Maranhão quer e o Brasil está a exigir, afirmou o presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo (PMDB), em pronunciamento feito na Sessão Solene desta quarta-feira (1º), que abriu os trabalhos da segunda sessão legislativa da 17º Legislatura.

    Arnaldo Melo focou seu pronunciamento na necessidade que tem o Poder Legislativo de sempre corresponder aos anseios da sociedade, no seu papel constitucional de fiscalizador do poder Executivo, de elaborador de leis e de representação política do povo. O Poder Legislativo também deve cumprir o papel de formulador e indutor de políticas públicas, além de funcionar como núcleo de ressonância dos anseios dos cidadãos, junto ao Poder Executivo, defendeu.

    Com o intuito de criar um símbolo de identidade do Legislativo estadual, o presidente da Assembleia anunciou que a Mesa Diretora vai apresentar um Projeto de Resolução Administrativa propondo a criação do Dia Estadual do Legislativo Maranhense, a ser comemorado no dia 16 de fevereiro, data que marca a instalação da Assembleia Legislativa no Estado do Maranhão, em 1835, durante o período do Império.

    Segundo Arnaldo Melo, o objetivo é consagrar a data de aniversário da Assembleia Legislativa , como símbolo de identidade do Legislativo estadual, instituindo novos ritos, restaurando história, reafirmando compromissos e missões institucionais, permitindo reflexões permanentes sobre o poder que integramos e realçando sua trajetória constitucional e política. Seria uma forma de reafirmar a memória e a identidade de nosso povo e de nosso Brasil, durante a discussão que será feita da história do Poder Legislativo, explicou.

    De acordo com o presidente Arnaldo Melo, a Assembléia Legislativa tem como grande desafio estar atenta, lúcida e diligente em relação aos problemas do Maranhão e apta a intervir no sentido de contribuir para sua solução. Não tenho dúvidas que juntos poderemos fazer muito pelo Maranhão, assinalou o presidente da Assembleia, lembrando que, ao longo de sua existência, o Poder Legislativo tem exercido o relevante papel da moderação, harmonizando conflitos de interesses entre os Estados e os povos que os integram.

    Retrospectiva histórica e agradecimentos

    O presidente Arnaldo Melo fez uma retrospectiva histórica das transformações vividas pela humanidade no que se refere às relações de poder, destacando o período até a segunda metade do século XVIII, caracterizado pelo teocentrismo que tinha Deus como centro do universo e onde a sociedade política era governada de forma monocrática e a Revolução Francesa, inspirada nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, que marcou o fim dos governos monocráticos, apregoados pelos filósofos do Iluminismo que propugnavam pelo uso da razão para identificar e resolver os conflitos humanos, que caracteriza o antropocentrismo, ou seja, o homem como centro de tudo.

    Arnaldo Melo agradeceu aos seus pares, representantes dos poderes Executivo e Judiciário, Ministério Público e aos servidores do estado e da Assembleia Legislativa o trabalho realizado, e destacou a relação de harmonia, equilíbrio e entendimentos que têm prevalecido nas interações com todos os atores sociais envolvidos no processo de construção de um Maranhão melhor. Agradeço ao Poder Executivo, Judiciário, Ministério Público e aos servidores do estado e desta Casa a colaboração recebida. Conclamo a todos a fazer uma Assembleia Legislativa que continue crescendo, assinalou.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/arnaldo-melo-defende-legislativo-que-o-ma-quer-e-o-brasil-exige/3006327

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)