Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deputado Adriano Sarney quer explicações sobre empréstimo estrangeiro

    O deputado estadual Adriano Sarney (PV) cobrou explicações do governo Flávio Dino (PCdoB) sobre o requerimento de urgência que tramita na Assembleia Legislativa para aprovação de um pedido de empréstimo ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Segundo o parlamentar, assim como também ressaltou o deputado Max Barros (PRB), não estão devidamente claros os valores e os objetivos da operação de crédito. Adriano vai requerer uma audiência pública para tratar do assunto.

    Os parlamentares ressaltaram que não são contra o empréstimo, mas exigem mais detalhes. O primeiro ponto questionado foi o motivo da tramitação de urgência na Assembleia e, em seguida, o eventual valor a ser emprestado ao FIDA, descrito na mensagem do governo como 14,3 milhões de SDR (Special Drawing Rights ou Direitos Especiais de Saque, em tradução livre da sigla em inglês). Os deputados questionaram por que o governo não expressou os valores em moeda nacional, o real.

    Segundo tentou explicar o deputado Rogério Cafeteira (PSB), líder do governo, os 14,3 milhões de SDR equivalem a aproximadamente US$ 40 milhões, algo em torno de R$ 140 milhões, levando-se em conta a flutuação câmbio.

    O SDR é um instrumento criado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), em 1969, composto por uma cesta de moedas que inclui dólar, euro, libra, iene e yuan. “Como o SDR é uma média dessas cinco moedas, se uma delas for valorizada e aumentar o valor em relação ao real, a dívida aumenta. Isso significa que o risco cambial deste financiamento é muito grande. É muito diferente de um empréstimo com a Caixa Econômica ou com o BNDES, em moeda nacional”, explicou Adriano Sarney.





    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputado-adriano-sarney-quer-explicacoes-sobre-emprestimo-estrangeiro/388441830

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)