Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Semana Estadual da Família é comemorada na Assembleia Legislativa

    A Assembléia Legislativa do Maranhão realizou, nesta quinta-feira (23), sessão especial pela passagem da Semana Estadual da Família, instituída através de projeto de lei de autoria do deputado Jota Pinto (PR), aprovado pela unanimidade dos parlamentares. Conforme o projeto de lei, a Semana Estadual da Família passa a ser comemorada anualmente na semana iniciada no segundo domingo de agosto, integrando o calendário oficial do Estado do Maranhão.

    Estiveram presentes à sessão solene o bispo Dom José Carlos, representando o arcebispo emérito de São Luís, Dom José Belisário; o procurador-geral interino da Justiça, Suwamy Vivekananda; o padre Marcelo Pepin, assessor da Pastoral Famíliar; Vera Lúcia Moraes, coordenadora nacional da Pastoral Familiar; o padre Vladimir Parroca, assessor nacional da Pastoral Familiar, dentre outras autoridades eclesiais, civis e militares.

    Os objetivos da Semana são estimular atividades de promoção, proteção e apoio à família; apoiar e conscientizar os cidadãos sobre a importância da família, para que exerçam devidamente seu papel na sociedade; sensibilizar todos os setores da sociedade para que compreendam a importância da família como sendo a base e célula mater da sociedade. A solenidade contou com a participação da Pastoral da Família em São Luís.

    Pelo projeto de Jota Pinto, durante a Semana Estadual da Família, a critério dos poderes Executivo e Legislativo, serão realizados eventos culturais, palestras de conscientização, atividades de lazer e integração nas escolas, associações, igrejas e demais instituições voltadas aos valores da família, ressaltando sempre seus valores morais e éticos.

    Na justificativa de seu projeto, o parlamentar informa que família, na doutrina social da igreja, é vista como célula vital da sociedade, primeira sociedade natural, fundada no matrimônio, ou seja, no vínculo perpétuo entre homem e mulher, pois juntos tornam-se protagonistas da vida social. Jota Pinto destaca, ainda, que a família é um dom de Deus, que precisa ser cultivada como lugar primordial para uma convivência saudável do ser humano. E pede que a Semana Estadual da Família seja um momento forte de evangelização, de oração e renovação do compromisso.

    FAMÍLIA, DOM DE DEUS

    Em discurso da tribuna, o bispo Dom José Carlos exaltou as pessoas que olham o importante, o belo, o essencial da sociedade humana, portanto, do Maranhão, que é a família. Para ele, o povo descobriu que é pela família que sobrevivemos, é na família que desenvolvemos nossas capacidades humanas naturais, é essa igreja doméstica o melhor lugar para o ser humano desenvolver suas capacidades. Todo e qualquer esforço para destacar os valores familiares merece nosso aplauso, de qualquer profissão religiosa, afirmou.

    O padre Marcelo Pepin, assessor da Pastoral Familiar, contestou as diversas formas de família que nos são apresentadas nos dias de hoje, diferente da família nuclear, constituída de pais, mães e filhos, diferente do projeto de Deus que, nesta visão, estaria ultrapassado. Para Marcelo Pepin, filhos criados de pais separados são filhos traumatizados e a violência dos dias de hoje, no seu modo de ver, tem origem em famílias que não souberam ensinar aos filhos o respeito pela vida.

    Pepin entende que a família que foi criada por Deus recebeu como missão cuidar do planeta terra. Criticando a sociedade de consumo, a preocupação maior com o econômico e o comercial que com o espiritual, o padre exortou a todos a desligarem a parafernália tecnológica (rádio, televisão, internet etc.) para viverem como irmãos, pais e filhos.

    O padre Vladimir Parroca, assessor nacional da Pastoral Familiar, ensinou que a família é patrimônio da humanidade, não da igreja ou de grupos religiosos. Lembrou a presença da igreja missionária no Maranhão há 400 anos e pregou que é preciso devolver à família aquilo que lhe é próprio, ou seja, ser família e não outra coisa qualquer.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/semana-estadual-da-familia-e-comemorada-na-assembleia-legislativa/100039546

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)