Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Assembleia vai votar projeto que isenta produtos de pesca de ICMS

Após três sessões publicados no Diário da Assembleia para receber emendas, o projeto de lei que concede isenção de ICMS nas aquisições de embarcações e produtos destinados à pesca artesanal no Estado deve ser apreciado em plenário na próxima segunda-feira (24). Segundo o deputado Neto Evangelista (PSDB), autor da proposta, a norma pretende incentivar um ramo da economia importante no Maranhão e que necessita de apoio.

A pesca artesanal cria, diretamente, milhares de empregos, sendo, na maioria dos casos, a única fonte de subsistência de famílias e até de comunidades inteiras. Assim, comunidades litorâneas e ribeirinhas, em geral de regiões mais pobres, são sustentadas pela pesca em todos os meses do ano, argumentou o parlamentar.

A isenção será feita para barcos de alumínio (até 6.20 m), de fibra (até 6.20 m) e de Madeira (até 7 m). Também estabelece isenção para os pescadores que adquirem motores (com potência até 20HP); panaria de redes; remos; cordas; cabos; linhas de nylon; linhas de seda (para entralha); agulhas (para conserto de redes); anzóis; poitas danfor, chumbadas; bóias; GPS, sondas e colete salva vidas.

O texto da proposta estabelece que a pesca artesanal é caracterizada pela mão de obra familiar, com embarcações de pequeno porte e com as áreas de atuação próxima das costas marítimas, nos rios e lagoas.

No entanto, para adquirir o benefício, o projeto torna obrigatória a apresentação de carteira profissional de pescador, expedida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, além do registro em nota fiscal extraída pelo estabelecimento responsável pela transação comercial.

Também fica proibido alienar a embarcação adquirida pelo prazo de três anos, contados da data da aquisição dos bens, desde que devidamente autorizados pelo Poder Executivo.

  • Publicações22608
  • Seguidores35
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações64
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-vai-votar-projeto-que-isenta-produtos-de-pesca-de-icms/100065814

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)