Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ítalo Azevedo profere palestra sobre Regimento de Câmara e Lei Orgânica do Município

    O procurador judicial da Câmara Municipal de São Luís, Ítalo Azevedo, proferiu palestra sobre Regimento de Câmara e Lei Orgânica do Município, na manhã desta sexta-feira (15), durante o I Encontro de Presidentes de Câmaras Municipais do Maranhão, realizado no Auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa.

    Com vasta experiência na área de assessoria parlamentar, Ítalo Azevedo destacou em sua palestra a importância da Lei Orgânica para os Municípios; para que serve esta lei; qual a sua utilidade e como o município pode usufruir de benefícios dela, entre outras questões.

    Além do Regimento Interno da Câmara, Ítalo Azevedo teceu comentários sobre organização das pautas, presidência das sessões e convocação extraordinária do Legislativo pelo Executivo. Sobre a Lei Orgânica, ele frisou que a diferenciação desta lei com relação às demais reside com base na legislação municipal, ou seja, está ligada diretamente aos interesses da população do município.

    Esta lei pode disciplinar a direção do Poder Legislativo municipal; o controle da execução orçamentária, além de ter atribuição para julgamento das contas dos prefeitos por meio da Câmara Municipal, explicou o procurador.

    Ítalo Azevedo ressaltou ainda que a Lei Orgânica é uma espécie de constituição municipal, criada com regras de comportamento para a população da cidade. Ele acrescentou que a Lei Orgânica não pode contrariar as constituições federal e estadual nem as leis federais e estaduais.

    De acordo com Ítalo Azevedo, antigamente havia uma só constituição para todos os municípios mas, atualmente, cada município de acordo com a sua necessidade e peculiaridades, tem autonomia para criar a sua própria Lei Orgânica.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações66
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/italo-azevedo-profere-palestra-sobre-regimento-de-camara-e-lei-organica-do-municipio/100396537

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)