Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Eliziane defende ampliação da estrutura de atendimento a usuários de drogas

    A presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias, deputada Eliziane Gama (PPS) defendeu, na manhã desta quarta-feira (10), a ampliação na estrutura de atendimento a usuários de drogas no Maranhão. Na tribuna, ela destacou o lançamento do Programa Maranhão sem Drogas pelo Governo do Estado, mas afirmou que é preciso fortalecer ações emergenciais, já que o programa tem foco preventivo.

    O Programa Maranhão sem Drogas foi lançado no sentido de fazer trabalho preventivo em relação às drogas no Estado. A iniciativa é importante e extremamente fundamental, mas quero fazer uma reflexão porque não há estrutura mínima para realmente fazer o trabalho de combate e de reabilitação dos usuários de drogas, destacou.

    Eliziane Gama também falou sobre o número crescente de usuários de substâncias psicoativas no Maranhão e em São Luís. Segundo ela, os dados do Maranhão mostram aumento de quase 700% no consumo de crack, nos últimos anos. Ela também citou áreas da capital maranhense de pontos conhecidos como cracolândia.

    Em São Luís já temos vários espaços que estão sendo transformados em cracolândia, como na Liberdade, João Paulo e outros bairros da cidade. Não podemos apenas fazer um trabalho de busca ativa e de acompanhamento sem haver, de fato, o tratamento e estrutura para isso, reforçou.

    A parlamentar finalizou fazendo um apelo para que haja realmente uma ação conjunta e redobrada para combate e prevenção ao uso de drogas. Se não houver uma ação forte e uma verdadeira força-tarefa nós não daremos a resposta à altura para a nossa juventude que está morrendo e se aprisionando nas drogas, completou.

    INTERNAÇAO COMPULSÓRIA

    Na tarde desta quarta-feira, dia 10 de abril, a Assembleia Legislativa do Maranhão realiza audiência pública para tratar sobre a internação compulsória de usuários drogas. O evento será realizado às 15 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, e atende solicitação da Eliziane Gama (PPS).

    A audiência pública será uma oportunidade para realizar debate aprofundado sobre a precariedade no atendimento de pessoas que utilizam substâncias psicoativas no Maranhão. A internação compulsória tem sido alvo de discussão em todo o país por especialistas e autoridades como forma de reabilitar usuários de drogas. A medida está em vigor em São Paulo desde janeiro deste ano.

    Precisamos discutir o processo de reabilitação de dependentes químicos, pois temos uma estrutura precária de atendimento e número pequeno de Centros de Atenção Psicossocial Especializado (CAPs AD) em pleno funcionamento, esclareceu Eliziane Gama.

    Durante a audiência pública desta quarta-feira (10) estarão presentes representantes do Conselho Estadual Anti-Drogas, Ministério Público, OAB, Secretarias de Saúde do estado e município, Secretaria de Segurança Pública, entre outras instituições ligadas a reabilitação de usuários de drogas.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações73
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eliziane-defende-ampliacao-da-estrutura-de-atendimento-a-usuarios-de-drogas/100448001

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)