Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Parlamentares participam de pesquisa sobre poluição sonora

    Cerca de 20 deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão foram ouvidos nesta manhã (terça-feira, 4) em uma pesquisa que visa fazer um diagnóstico da poluição sonora e exposição a ruídos a que são submetidos os parlamentares da Casa. Realizada por alunas do curso de Fonoaudiologia da Universidade Ceuma, a pesquisa foi aplicada por meio de questionário com perguntas acerca do conhecimento dos entrevistados sobre fonoaudiologia, problemas auditivos e possíveis sintomas decorrentes de exposição a altos níveis de ruídos.

    Segundo as alunas Daniele Cruz Coelho e Tuanne Moraes, do primeiro período do curso de Fonoaudiologia do Ceuma, a pesquisa realizada na Assembleia Legislativa é objeto de um trabalho da disciplina Física Acústica. As alunas ouviram dos parlamentares relatos sobre a rotina de exposição a ruídos durante as sessões plenárias, realizadas de segunda a quinta-feira na Casa Legislativa. As estudantes também mediram, por meio de um decibelímetro, os níveis de ruídos de alguns momentos da sessão plenária desta terça-feira (4).

    Segundo as alunas de Fonoaudiologia, apesar de a estrutura do Plenário Nagib Haickel possuir uma acústica tecnicamente muito boa, os parlamentares e demais pessoas presentes às sessões são submetidas a ruídos que atingem 90 decibéis (unidade de medida do som), o que pode oferecer riscos como a perda gradativa da audição, taquicardia, dores de cabeça, tonturas, déficit de atenção, entre outros problemas.

    Após o levantamento dos dados, coletados também junto a trabalhadores da construção civil, as alunas produzirão um relatório que deverá ser encaminhado à Assembleia, contendo todo o diagnóstico da situação de exposição auditiva na Casa e as medidas de adequação acústica. As representantes do curso de Fonoaudiologia também pretendem realizar palestra sobre a poluição sonora e ruídos, como forma de conscientizar parlamentares e servidores do Parlamento Estadual.

    RECOMENDAÇÕES DA OMS

    A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 85 db (decibéis) para não causar prejuízos ao ser humano.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parlamentares-participam-de-pesquisa-sobre-poluicao-sonora/100546845

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)