Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deputados participam de reunião entre agentes de saúde e secretário de Estado

    A categoria dos agentes comunitários reuniu-se nesta quarta-feira (5), no Hotel Luzeiros, a com o Secretário de Estado da Saúde Ricardo Murad. A audiência foi encaminhada pela deputada Valéria Macedo (PDT) e acompanhada pelas deputadas Vianey Bringel (PMDB) e Francisca Primo (PT) e pelo deputado Hélio Soares (PP).

    Uma das bandeiras da deputada Valéria Macedo na Assembleia Legislativa é que o Estado do Maranhão repasse a todos os municípios uma contrapartida estadual endereçada ao custeio dos agentes comunitários de saúde, os quais hoje são custeados apenas por repasse da união e por alguns municípios; neste último caso, naqueles em que ocorreu a legalização em empregos ou cargos públicos.

    A deputada pedetista disse que se o Estado do Maranhão não fizer sua contrapartida para os municípios, visando melhorar os salários e as condições de trabalho dos agentes comunitários de saúde, que são a porta de entrada da atenção básica, os municípios dificilmente conseguirão avançar dados seus crônicos limites financeiros.

    O secretário Ricardo Murad comprometeu-se a estudar a questão e a realizar um grande encontro com todos os agentes comunitários do estado do Maranhão em São Luís.

    Em sua fala, Murad disse ter sido um encontro bastante interessante e produtivo, deixando mais um março da Comissão de Saúde da Assembléia, presidida pela deputada Valéria Macedo, e da luta dos demais parlamentares, como Francisca Primo, Vianey Bringel e Hélio Soares.

    Para Ricardo, questão dos agentes de saúde do Estado tem sido solicitada pela deputada Valéria, que sempre teve um trabalho eficaz e profícuo, tanto como presidente da Comissão de Saúde quanto como parlamentar, e, assim, já nasce providências concretas quanto a viabilizar o pleito dos agentes de saúde dentro da configuração do Sistema Único de Saúde.

    Dentro desse padrão, Ricardo propôs a amplitude das discussões e vê como única dificuldade, a transferência de recursos, mas entende que é possível de buscar soluções e criar pelo menos um abono.

    Já na segunda-feira próxima voltaremos a discutir com a Comissão de Saúde e todas as representações dos agentes, visando encontrar uma solução, principalmente na melhoria salarial, disse Valéria, que garantiu que a luta vai continuar. Segundo ela, os agentes de saúde são essenciais para desenvolver todos os programas de saúde e estão na luta pela garantia do piso nacional, com o nosso total apoio.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-participam-de-reuniao-entre-agentes-de-saude-e-secretario-de-estado/100550876

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)