Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fábio Braga comemora sanção da lei que criou o Dia do Vaqueiro Maranhense

    O deputado Fábio Braga (PMDB) anunciou nesta quinta-feira (26), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, que a governadora Roseana Sarney (PMDB) acaba de sancionar um projeto lei de sua autoria, aprovado por unanimidade no poder Legislativo Estadual, instituindo o Dia do Vaqueiro Maranhense. A comemoração da data será no dia 22 de agosto.

    O parlamentar afirmou que, com a criação do dia estadual do vaqueiro, todos os 42 deputados com assento na Assembleia Legislativa homenagearam os bravos e destemidos cidadãos maranhenses, cuja labuta diária é o manejo e condução de espécies animais bovinos, bufalinos, equinos, muares, caprinos e ovinos.

    Para Fábio Braga, tipo étnico, o vaqueiro é a figura central de uma fazenda, e se destaca como um homem destemido que desempenha um trabalho árduo e contínuo, pois passa a maior parte do tempo montado a cavalo percorrendo a fazenda, vigiando as espécies de animais e fiscalizando. É uma justa homenagem a esses homens que merecem um dia para comemorar, afirmou.

    Fábio Braga comentou que o deputado federal maranhense Carlos Brandão é o autor da Lei 11.928/2009, que instituiu o Dia do Vaqueiro Nordestino, comemorado anualmente no terceiro domingo do mês de julho. A celebração coincide com a Missa do Vaqueiro, março do calendário sertanejo e manifestação de fé realizada anualmente no município de Serrita, no Estado de Pernambuco.

    Em aparte, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB) elogiou a iniciativa do deputado Fábio Braga em promover a justa homenagem a todos os vaqueiros maranhenses. Melo disse que pelo trabalho árduo que desempenham em todos os rincões do Maranhão, os vaqueiros merecem a homenagem prestada pelo poder Legislativo Estadual.

    SÃO RAIMUNDO DOS MULUNDUS

    Na oportunidade, Fábio Braga destacou que o Dia do Vaqueiro Maranhense é também uma homenagem ao Santo Vaqueiro São Raimundo Nonato dos Mulundus, festejado todos os anos por milhares de devotos do Maranhão e do Brasil no período de 22 a 31 de agosto, na cidade Vargem Grande, na microrregião do Itapecuru.

    A história conta que Raimundo Nonato era um vaqueiro do povoado de Mulundus e teria morrido na lida para pegar o gado na caatinga e, com o passar dos tempos, levou fama de milagreiro na região. O peão foi transformado em santo e venerado pelos escravos e moradores, após o milagre que salvou a vida do dono da fazenda.

    De acordo com a história, o corpo do falecido vaqueiro Raimundo Nonato desapareceu, surgindo hipóteses apontadas pelo escritor (já falecido) vargem-grandense Jether Joran Martins: a Igreja o teria levado para Roma; subiu ao Céu; o povo o carregou etc. (Histórias & Estórias da Minha Cidade, 2002).

    PROFISSAO DE VAQUEIRO

    Durante o pronunciamento, o deputado Fábio Braga destacou ainda que o Plenário do Senado aprovou, na terça-feira (24), o Projeto de Lei da Câmara (PLC), que reconhece e regulamenta a profissão de vaqueiro. A proposição, que segue agora para a sanção da Presidente Dilma Rousseff (PT), define o vaqueiro como profissional responsável pelo trato, manejo e condução de animais como bois, búfalos, cavalos, mulas, cabras e ovelhas.

    De autoria dos ex-deputados Edigar Mão Branca e Edson Duarte, o projeto de lei estabelece que a contratação dos serviços de vaqueiro a partir de agora é de responsabilidade do administrador proprietário ou não do estabelecimento agropecuário de exploração de animais de grande e médio porte, de pecuária de leite, de corte e de criação. O projeto garante também carteira assinada e aposentadoria para os vaqueiros.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações296
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fabio-braga-comemora-sancao-da-lei-que-criou-o-dia-do-vaqueiro-maranhense/100694072

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)