Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Assembleia concede título de cidadania para Maristela de Paula Andrade

    A antropóloga paulistana Maristela de Paula Andrade recebeu nesta quinta-feira (28) o título de Cidadã Maranhense proposto pela deputada Helena barros Heluy (PT), em solenidade realizada pela manhã na Assembléia Legislativa. A homenageada tem 34 anos de trabalho no estado, atuando principalmente em instituições ligadas à questão da terra e à defesa dos direitos humanos.

    "Desde 1975 a professora doutora Maristela de Paula Andrade trabalha e vive o Maranhão intensamente, conhecendo-o, em profundidade, nos seus mais diversos aspectos", ressaltou a deputada Helena Heluy, na saudação à homenageada.

    Maristela Andrade foi fundadora da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, trabalhou na Comissão Pastoral da Terra e na Cáritas. Com o cineasta maranhense Murilo Santos, seu ex-marido, desenvolveu diversos projetos de registro de festas e rituais das comunidades camponesas do Maranhão.

    Hoje com mestrado em Ciências Sociais e doutorado em Ciências Humanas pela PUC, a antropóloga ingressou na Universidade Federal do Maranhão em 1990 como professora visitante, e foi reconhecida como formadora de várias gerações de alunos de graduação e pós-graduação naquela instituição, em Políticas Públicas e Ciências Sociais.

    "Maristela de Paula Andrade assumiu e absorveu o Maranhão em toda a sua plenitude, sobretudo em seus aspectos sociais, políticos, culturais, ecológicos e econômicos. Por isso, ela está tanto com as comunidades quilombolas de Alcântara, enfrentando com elas as consequências da implantação do Centro de Lançamento, como em Rio dos Peixes, pesquisando terra de pretos e de índios, como no Médio Mearim, e ao longo da estrada de ferro São Luís-Carajás", enfatizou Helena Heluy.

    Depois de receber o título, entregue pela autora da homenagem e pelo deputado Fábio Braga (PMDB), que presidiu a solenidade, a antropóloga foi à tribuna agradecer a honraria. Lembrou todas as atividades de pesquisa e em defesa dos direitos humanos que desenvolveu ao longo dos 34 anos de vida no Maranhão, destacou as amizades conquistadas e as belezas naturais do estado. E justificou sua opção de vida.

    "Vivemos num lugar de muita injustiça e desigualdade, mas sou muito feliz por viver aqui. Tenho aqui duas famílias, construir uma história nesses 34 anos e muito me honra receber uma homenagem proposta pela deputada Helena Heluy. Espero fazer por merecer esse título", concluiu ela.

    Além de amigos da homenageada, também participaram da solenidade o pró-reitor de Ensino e Extensão da Universidade Federal do Maranhão, Antônio Luís Amaral Pereira; a secretária-adjunta da Secretaria Estadual da Mulher, Marly Abdalla; o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão; e o secretário-adjunto da Secretaria de Coordenação e Articulação com os Municípios, Jones Braga.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-concede-titulo-de-cidadania-para-maristela-de-paula-andrade/1127957

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)