jusbrasil.com.br
17 de Dezembro de 2018
    Adicione tópicos

    Assembleia Legislativa homenageia deputao Ciro Gomes

    A Assembleia Legislativa concedeu a medalha do mérito “Manoel Bequimão” ao deputado federal Ciro Ferreira Gomes (PSB). A honraria foi entregue em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (14), com a presença de vários parlamentares, lideranças políticas e representantes de movimentos sociais do estado.

    A sessão foi iniciada de forma especial com a apresentação do “Coral Raio de Sol”, do projeto Sol Nascente, que reúne crianças e adolescentes carentes do bairro da Ilhinha e áreas próximas, com o objetivo incluí-los socialmente através de música, teatro, dança e outras atividades.

    Gomes foi recebido por uma comissão especial formada pelos deputados Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e João Batista (PP). Na Mesa o deputado federal foi cumprimentado pelo presidente da Assembleia, Marcelo Tavares (PSB), pelo ex-ministro e governador José Reinaldo Tavares, pelo deputado federal Ribamar Alves e pelo presidente regional do PSB, José Antônio Almeida.

    A medalha foi entregue pelo parlamentar Domingos Paz (PP), autor do projeto que concedeu a honraria a Ciro Gomes. Em suas palavras o deputado estadual fez um breve levantamento sobre a trajetória do homenageado, destacando principalmente sua eleição para o governo do Ceará (1991 a 1994), quando com apenas 29 anos se transformou no político mais jovem a assumir o comando daquele estado.

    “Nós todos aqui presenciamos por várias vezes pessoas vindo do Ceará para o Maranhão em busca de uma chance, por lá não tinha como sobreviver. E hoje, graças ao choque de gestão implementado em seu governo e pelo compromisso firmado pela classe política, o Ceará é um dos estados que mais cresce no país”.

    Domingos Paz também enfatizou a passagem de Ciro Gomes pelos ministérios da Fazenda (1994) e da Integração Nacional (2003). “Quando Vossa Excelência assumiu o ministério da Fazenda foi capaz de alavancar o recém-criado Plano Real e já no ministério da Integração lançou os Planos de Desenvolvimento Regionais, tão importante principalmente para o Nordeste, porque beneficia diretamente 12 milhões de pessoas.”

    AGRADECIMENTO

    Na tribuna, o deputado federal disse estar feliz por receber tal homenagem em uma Assembleia Legislativa. “A principal escola para mim foram os dois mandatos que tive como deputado estadual, onde aprendi principalmente a ouvir. Foi o parlamento que me serviu de guia para todos os passos na carreira política”, afirmou.

    Gomes também confessou estar emocionado por compreender o que representa a Medalha Manoel Bequimão: “Conheço este estado. Hoje mesmo estive em Imperatriz e Santa Inês e sei o que representa o Maranhão para o país, de quem me considero irmão por ser nordestino. Não há como pagar esta honraria senão agradecendo de coração esta homenagem.”

    Na parte final da sessão o presidente Marcelo Tavares ressaltou o trabalho desenvolvido por Ciro Gomes ao longo de três décadas na política brasileira. “Esta casa lhe presta esta humilde e justa homenagem pelo que de incomum Vossa Excelência faz por um país melhor, trabalhando para quebrar os privilégios. Todos acreditamos que somos um país e estado viáveis. As dificuldades são muitas, mas só poderemos chegar a ele pelo caminho do bom combate e da política, onde a ética não seja apenas instrumento de retórica e sim de prática.”

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)