Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mesa Diretora divulga balanço das atividades parlamentares no ano de 2016

    A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa divulgou o balanço das atividades dos trabalhos parlamentares em 2016. O relatório apresenta dados quantitativos da produção da Casa no período de 01 de fevereiro a 21 de dezembro, como número de proposições apresentadas, projetos de lei, sessões ordinárias e extraordinárias, além de matérias encaminhadas pelos poderes Executivo e Judiciário.

    Ao todo foram realizadas 145 sessões ordinárias e sete extraordinárias. Foram apresentadas ainda 801 Indicações; 624 Requerimentos; 176 Projetos de Lei; 03 Propostas de Emenda Constitucional; 17 Moções; 12 Projetos de Decreto Legislativo e 42 Projetos de Resolução.

    Além das matérias do Poder legislativo, a Assembleia também recebeu proposições dos Poderes Executivo e Judiciário, além do Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado (TCE). O Executivo apresentou 54 Projetos de Lei; 02 Projetos de Lei Complementar; 13 Medidas Provisórias; e 01 Proposta de Emenda Constitucional.

    Já pelo Judiciário foram apresentados 04 Projetos de Lei Complementar e 01 Projeto de Lei Complementar, enquanto o Ministério Público do Maranhão e o TCE propuseram 01 Projeto de Lei cada.

    PAINEL ELETRÔNICO

    Uma novidade deste ano foi a instalação do painel interativo no Plenário, que deu mais dinâmica, suporte moderno e atualizado para os trabalhos legislativos. Com o painel, as presenças dos parlamentares passaram a ser autenticadas através de reconhecimento biométrico. Outra novidade é que as votações, que antes eram feitas por chamada nominal, agora são feitas por meio de processo eletrônico e registradas na tela.

    A tecnologia, que é a mesma utilizada pelo Senado e Câmara Federal, e trouxe mais economia para a Assembleia Legislativa quanto ao custo de manutenção. “O painel faz parte de um processo de modernização das atividades legislativas e de um projeto mais amplo da Mesa Diretora, presidida pelo deputado Humberto Coutinho, que vai fazer com que a população tenha acesso às informações das atividades legislativas”, ressaltou Bráulio Martins, diretor geral da Mesa.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mesa-diretora-divulga-balanco-das-atividades-parlamentares-no-ano-de-2016/417082308

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)