Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cutrim destaca história da Delegacia da Mulher de São Luís, que funcionará 24h

    O deputado Raimundo Cutrim (PCdoB) destacou, na sessão desta quinta-feira (16), a história da Delegacia da Mulher de São Luís, que agora passará a funcionar 24 horas por dias. O parlamentar enalteceu a medida e rememorou também a história do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), implantado no Estado quando ele era secretário de Segurança Pública.

    “Hoje, a gente vê o povo do nosso Estado, principalmente da Ilha, cultuando o patrimônio histórico, as igrejas, as casas antigas, os palácios, a nossa história, mas não com relação à Delegacia da Mulher. Ou em relação ao Proerd, que alguns meses atrás foram comemorados os 15 anos do Proerd, que foi criado em 2002, na minha gestão. Eu estava no Rio de Janeiro e achei interessante. Colocamos a primeira turma em Santa Inês e quando aqui foi comemorado eu não vi a história, o coronel que abraçou aquela causa, o secretário que implantou; aqueles que deram continuidade só pegaram o final”, contou.

    De acordo com o deputado, a Delegacia da Mulher, no Maranhão, foi criada no Governo de Cafeteira, sem ser incrementada. “Na nossa gestão, em 2002, foi instalada a Delegacia da Mulher, mas nós temos que lembrar também daquelas pessoas que antecederam, aquela busca, a briga técnica, profissional, no caso da ex-deputada Helena Heluy, que ela deu uma grande contribuição para a instalação da Delegacia da Mulher. Naquela época era muito difícil, não tínhamos delegadas, nós só tínhamos, em 1997 quando assumi, só tínhamos 62 delegados de carreira, o Maranhão todo, nos 217 municípios sem delegado e naquela época, 1997, 1998 os delegados eram aqueles que chamavam Calça Curta. Aí eu olhando aquilo, vindo de uma da Polícia Federal, e eu disse: “não pode as pessoas indicar e dizer que esse aqui vai ser delegado”, afirmou.

    Ele acabou também com os delegados de calça curta no Estado e como não havia delegados na época, colocou policiais civis e militares para responder pelo expediente da delegacia, até a realização de concursos.

    Lembrou que, além da Delegacia da Mulher, criou também a Delegacia de Turismo, do Consumidor, do Idoso, da Delegacia da Criança, após reunião com Jorge Rachid, então presidente do Tribunal; e Jamil Gedeon, na época procurador-geral de Justiça.

    “Reunimos e ficou convencionado que nas Delegacias das Mulheres que queríamos colocar em 18 regionais, mas as policiais tinham que ser mulher, mas não tem nenhuma legislação que diga que é obrigatório ser mulher. É como o juiz da família, ninguém pode dizer que é só mulher, como em Delegacia da Mulher pode ser homem, não tem nenhuma legislação que diga que tem que ser obrigatoriamente mulher”, assegurou.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cutrim-destaca-historia-da-delegacia-da-mulher-de-sao-luis-que-funcionara-24h/521114599

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)