Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em audiência, Zé Inácio discute a lei de Vigilância Armada 24h nas agências bancárias

    A audiência pública convocada pelo deputado Zé Inácio (PT), realizada ontem (28), no Plenarinho da Assembleia, debateu e reafirmou a legitimidade da lei de sua autoria que assegura vigilância armada 24 horas nas agências bancárias de todo o Estado do Maranhão. A audiência foi convocada para ratificar as ações que estão sendo realizadas para o efetivo cumprimento da Lei nº 10.605/17.

    Agências bancárias estão descumprindo a lei que está em vigor desde o dia 28 de junho deste ano, data em que foi sancionada e regulamentada pelo governador Flávio Dino. Os bancos já foram autuados pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA), em uma dívida conjunta de mais de dois milhões de reais.

    O deputado Zé Inácio enfatizou que “esta é mais uma ação onde estamos discutindo com os órgãos de controle e as instituições financeiras para que possamos não apenas tratar da matéria, mas para que seja garantido o seu efetivo cumprimento”.

    A promotora de Justiça, Lítia Cavalcanti, citou que as agências devem obediência à Legislação, no entanto, possuem uma resistência para cumprir o que determina a Lei. “Estamos rediscutindo uma Lei que já está em vigor há quase seis meses e não está sendo cumprida. Se os bancos ainda acham que deve ser discutida a legalidade, isso deve ser resolvido juridicamente”, pontuou.

    Durante a audiência, os representantes do Banco do Brasil, Bradesco, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste justificaram o não cumprimento da lei. Segundo as instituições bancárias, estão sendo aguardadas orientações da Federação Brasileira de Bancos-Febraban que, juntamente com a Polícia Federal, está implementando um projeto de segurança para então ser executada a lei.

    Para o presidente do Procon, Duarte Júnior, essa ação é vista como procrastinação. “A lei é totalmente legitimada com amparo no artigo 28º da Constituição Federal, que trata da relação de consumo e dano ao consumidor, bem como o Código de Defesa do Consumidor, no artigo 3º, na súmula 297 do Superior Tribunal de Justiça-STJ, onde elas respondem pelos danos gerados aos consumidores. Com o ordenamento jurídico em vigor não há mais o que se discutir, a Lei só vem a ratificar o que já está previsto há anos”, disse.

    O Sindicato dos Bancários e dos Vigilantes reafirmaram que 80% das ocorrências registradas nas agências bancárias ocorrem justamente no período em que as instituições estão com menor movimento, como nos fins de semana.

    “Reafirmamos que a presença do vigilante nas agências inibe a ocorrências e reincidências de crimes, e também é colaborativo ao atuar em parceria com a Secretária de Segurança Pública do Estado”, disse Eloy Natan.

    Para o vice-presidente do Sindicato dos Vigilantes, Daniel Pavão, a “audiência vem a garantir a efetividade da Lei, que também abre novos postos de trabalho a categoria, visto que muitas agências estão sendo fechadas em todo o Estado”.

    Ficou decido ao término da audiência vários encaminhamentos, entre eles, o ingresso de uma Ação Civil Pública pelo Ministério Público junto com o Procon para que o Poder Judiciário se manifeste sobre a desobediência a lei pelas instituições financeiras.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações84
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-audiencia-ze-inacio-discute-a-lei-de-vigilancia-armada-24h-nas-agencias-bancarias/525943080

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)