Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PGA/ALEMA promove seminário sobre condutas vedadas aos agentes públicos nas Eleições 2018

    A Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa (PGA/Alema) promove, nesta quarta-feira (24), às 14h, o seminário “Condutas vedadas aos agentes públicos: uma visão do Legislativo”, no Auditório Neiva Moreira (Complexo de Comunicação). O seminário contará com palestras e debates visando o aprimoramento de agentes públicos em matérias relevantes para as eleições deste ano. A inscrição pode ser feita pelo link www.al.ma.leg.br/seminario.

    O evento, fruto de parceria entre a PGA/Alema, Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE-MA), Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) e Consultoria Legislativa da Casa, é voltado a servidores da Alema, tendo em vista a abrangência da definição de agente público dado pela Lei 9.504/1997 (Lei das Eleicoes). O seminário busca atingir, por exemplo, gestores de contratos, assessorias de gabinetes e seus deputados.

    O objetivo é evitar a prática, por agentes públicos, candidatos ou não, no âmbito do Legislativo, de atos que possam ser questionados como indevidos e capazes de provocar desequilíbrio na disputa entre os candidatos ou ainda violar a moralidade e a legitimidade das eleições.

    “Pretendemos fazer um alinhamento com todos os servidores, deputados, assessores e chefes de gabinetes, diretores da Casa, para que eles possam tirar dúvidas, fazer consultas e verificar quais seriam as condutas permitidas nesse período pré-eleitoral”, afirmou Tarcísio Araújo, procurador-geral da Assembleia Legislativa.

    Tarcísio Araújo também explicou o que são condutas vedadas e a importância de se fazer esse alinhamento com os servidores da Casa. “As condutas vedadas são proibições, para os servidores ou não, que visam assegurar uma igualdade entre os candidatos do pleito eleitoral, para que não haja um peso maior para algum candidato. Então, é para assegurar a igualdade do pleito e, por isso, precisamos fazer esse alinhamento com os servidores”, frisou.

    Estão na programação a palestra “Condutas vedadas no Legislativo”, a ser proferida pelo subprocurador-geral Adjunto do Maranhão, Alexandre Cavalcanti, e a mesa redonda com o tema “Vedações aos agentes públicos em ano eleitoral à luz da jurisprudência do TRE/MA”, que será comandada pelo membro da Corte Eleitoral do Maranhão, Eduardo Moreira, e pelo diretor-geral do TRE/MA, Flávio Costa.

    Durante o credenciamento, será distribuído o manual “Condutas vedadas em período eleitoral”, produzido pela PGE/MA, trazendo informações básicas acerca das normas éticas e legais que devem nortear a atuação dos agentes públicos no ano das eleições gerais deste ano.

    PROGRAMAÇÃO

    Dia 25 de Abril

    13h – Credenciamento

    14h – Mesa de abertura

    14h30 – Condutas Vedadas no Legislativo – com o subprocurador-geral Adjunto do Maranhão, Alexandre Cavalcanti

    16h Coffee break

    16h30 – Vedações aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral à Luz da Jurisprudência do TRE/MA – com o membro da Corte Eleitoral do Estado do Maranhão, Eduardo Moreira e o diretor-geral do TRE/MA, Flávio Costa

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pga-alema-promove-seminario-sobre-condutas-vedadas-aos-agentes-publicos-nas-eleicoes-2018/569708041

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)