Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Júnior Verde quer criar Programa Estadual de Armazenamento e Descarte de Resíduos de Saúde

    O deputado estadual Júnior Verde (PRB) deu início às discussões para a elaboração de um Programa Estadual de Armazenamento e Descarte de Resíduos de Saúde. O parlamentar reuniu profissionais que atuam na segurança do trabalho, saúde e vigilância sanitária, para ouvir as dificuldades e traçar estratégias no I Seminário de Gestão de Resíduos de Saúde. São Luís possui 850 estabelecimentos da área da saúde que, juntos, produzem 15 toneladas de resíduos por dia. Do total de instituições, 20% não realizam o gerenciamento nem o descarte adequados.

    “O encontro foi de extrema relevância, porque foi a primeira vez que ocorreu um seminário para discutir uma problemática tão séria”, afirmou o professor Lúcio Macedo, doutor em Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

    O Seminário, realizado na Fiema, foi uma inciativa do deputado Júnior Verde (PRB), membro da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Os encaminhamentos propostos no encontro embasarão o Programa Estadual de Armazenamento e Descarte dos Resíduos de Saúde.

    “Ouvimos os profissionais de saúde e, a partir daí, criaremos esse programa. Essa é uma das atribuições do parlamentar: fazer leis que permitam trazer benefícios para a população e atender, nesse caso, aos anseios desta categoria”, explicou o deputado, que alertou, ainda, para a preocupação em evitar também casos de infecções hospitalares.

    Durante o seminário, foram discutidos temas relacionados às atribuições, tratamento, descarte e soluções. “Enquanto Vigilância Sanitária, temos orientado o descarte adequado dentro da realidade deles. Mas, efetivamente, precisamos de uma ampliação e de novas estratégias, até para que os impactos ambientais sejam os menores possíveis”, pontuou o superintendente de Vigilância Sanitária do Estado, Edmilson Diniz.

    O coordenador do Seminário, professor de Direito Ambiental Oiama Cardoso Filho, destacou a importância do evento. “Não existe um plano adequado em todo o Estado. Esse encontro foi extremamente relevante, porque preencherá esse vazio legal que existe na questão dos resíduos de saúde”, finalizou.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/junior-verde-quer-criar-programa-estadual-de-armazenamento-e-descarte-de-residuos-de-saude/590769848

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)