jusbrasil.com.br
17 de Dezembro de 2018
    Adicione tópicos

    Valéria Macedo celebra Dia de Mobilização dos Homens pelo fim da violência contra as mulheres

    A deputada Valéria Macedo (PDT) destacou, na sessão desta quinta-feira (6), a importância da celebração do Dia Estadual de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, comemorado no dia 6 de dezembro. No Maranhão, a data foi instituída graças a um projeto de autoria da deputada, sancionado como lei pelo governador Flávio Dino.

    Na tribuna, Valéria Macedo explicou que o laço branco é o símbolo da data, criada após um episódio ocorrido no dia 6 de dezembro de 1989, quando um jovem invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica da cidade de Montreal, no Canadá, e ordenou que todos os homens se retirassem da sala, permanecendo somente as mulheres.

    De acordo com o relato da deputada, o jovem, gritando “vocês são todas feministas”, começou a atirar e assassinou 14 mulheres à queima-roupa. Em seguida, suicidou-se. O rapaz deixou uma carta explicando que não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.

    Valéria Macedo disse que o crime mobilizou a opinião pública e um grupo de homens, no Canadá, decidiu se organizar para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem aqueles que repudiam essa violência. Eles elegeram o laço branco como símbolo, e adotaram o lema “jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”.

    Na Assembleia Legislativa, a deputada Valéria Macedo decidiu realizar uma campanha, através da Procuradoria da Mulher, para celebrar o Dia Maranhense de Mobilização dos Homens pelo fim da violência contra as mulheres.

    “Essa data é muito importante porque faz o chamamento da conscientização, da sensibilização de todos os homens, e aqui nesta Casa também os deputados com certeza vão continuar empunhando essa bandeira a favor das mulheres maranhenses, contra qualquer tipo de violência contra as mulheres, dando apoio à Procuradoria da Mulher, como vem dando, mas à futura Procuradora, e também aos movimentos feministas e aos Fóruns de Mulheres”, discursou Valéria Macedo.

    Ela fez questão de agradecer o apoio de todos os deputados na aprovação do projeto de sua autoria e exaltou a importância da celebração da data: “Então viva o Laço Branco, viva a Paz e viva os homens a favor das mulheres”, declarou a deputada. Em seguida, aconteceu no Plenário da Assembleia Legislativa o registro fotográfico dos deputados com um laço branco simbolizando o Dia de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)