Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    "É possível se fazer uma política séria, honesta e transparente", afirma Carlos Guterres

    O presidente da Associação dos Ex-Deputados Estaduais do Maranhão (AEDEM), Carlos Guterres Moreira, concedeu entrevista, nesta sexta-feira (24), ao programa “Portal da Assembleia”, no quadro “Sala de Entrevista”, da TV Assembleia. Ele falou sobre o objetivo dessa entidade, suas ações e de sua reeleição para continuar a presidi-la.

    Segundo Carlos Guterres, a motivação para a criação da AEDEM foi o sentimento de partilhar experiências, apesar de poucas pessoas valorizarem isto. “À época em que fui deputado, as coisas eram diferentes, principalmente em relação à política. Hoje, a política transformou-se em politicalha. É possível se fazer uma política séria, honesta e transparente. Mas, para tanto, é preciso ter diálogo. Hoje, está faltando diálogo na política brasileira”, salientou.

    O presidente da AEDEM disse que não basta só prender os políticos que roubaram o dinheiro do povo. É preciso que haja o ressarcimento ao erário dos recursos desviados e que eles sejam destinados para compensar o que foi tirado do povo brasileiro. “Esses políticos mataram jovens, crianças, por falta de remédios, acabaram com o ensino, que hoje enfrenta a falta de dinheiro nas universidades. Esse dinheiro roubado do povo tem que ser aplicado para a finalidade orçamentária prevista”, defendeu.

    Criminalização da política

    Para Carlos Guterres, política e cidadania são faces da mesma moeda, caminham juntas e uma influencia a outra, e a política está criminalizada. “Hoje, falta respeito aos valores porque não se dialoga. Ninguém quer conversar. Existe os interesses escusos. Existem os bons políticos. Não podemos generalizar. Mas estão criminalizando a política. Querem nivelar por baixo. A política, que é a arte do bem comum, é vital para a sociedade. Sinto-me incomodado com a criminalização que estão fazendo da política”, complementou.

    “É preciso que a sociedade saiba separar o joio do trigo. Há muitos bons senadores, deputados e vereadores. Os maus políticos precisam ser banidos da vida pública, porque só defendem interesses escusos, ou seja, os seus interesses. Assim como temos o direito de ir e vir, também temos que ter o direito de falar e escutar. A política é a arte do diálogo”, afirmou Carlos Guterres.

    O presidente da AEDEM esclareceu que a entidade tem cuidado para não interferir na atuação dos atuais deputados e se colocar sempre à disposição para ouvi-los e trocar experiências. “Colocamo-nos à disposição, inclusive por intermédio de nosso site www.aedem.org.br. Contamos com uma equipe fantástica de apoio e de assessoria”, pontuou.

    Criação da AEDEM

    Carlos Guterres contou que a ideia de criar a AEDEM surgiu quando ele era o líder da oposição e o ex-deputado Dorian Menezes era o líder do governo, durante um cafezinho, no bairro Renascença, onde costumavam se encontrar. “Conversamos com os ex-deputados Celso Coutinho, Benedito Terceiro, Mário Carneiro, Bete Lago (in memoriam) e Sebastião Murad. Ali tomamos a decisão de criar a AEDEM. Fui eleito seu primeiro presidente, depois vieram Dorian Menezes e Nan Souza”.

    Reeleição de Carlos Guterres

    De acordo com Carlos Guterres, no dia 15 de maio, ele foi reeleito, por aclamação, para conduzir a AEDEM pela quarta vez e a posse da nova Diretoria para o biênio 2019/2021 aconteceu na quarta-feira (22), na sede da entidade, localizada ao lado do Gedema, na ala Mauro Bezerra da Assembleia, com a presença do presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB).

    A nova diretoria da AEDEM ficou assim constituída:

    Presidente – Carlos Guterres Moreira

    Vice-Presidente – Dorian Riker Teles de Menezes

    1º Secretário – Maria da Graça Nunes Melo

    2º Secretário – Rubens Pereira Silva

    1º Tesoureiro – Eleoterio Nan Souza

    2º Tesoureiro – Remi Ribeiro de Oliveira

    Membros do Conselho Fiscal:

    Efetivos – Celso da Conceição Coutinho, Benedito Ferreira Pires Terceiro e Sebastião Murad.

    Suplentes: Eduardo Costa Matias da Paz, José Gentil Rosa e Pedro Vasconcelos de Souza.

    Continuidade do trabalho

    Ao final da entrevista, o presidente da AEDEM disse que dará continuidade ao trabalho com foco no binômio política e cidadania e destacou a parceria que desenvolve com a Marinha Brasileira, por intermédio da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), de âmbito nacional, da qual ele faz parte.

    “Somos muito gratos ao ex-deputado João Evangelista, que foi quem nos garantiu a sede da AEDEM, a qual demos o seu nome. Também instituímos a medalha João Evangelista. Sinto saudade do parlamento. Aprendi muito. Hoje, vejo com alegria a renovação do parlamento maranhense e o surgimento de novas lideranças. Torço muito pela Assembleia do Maranhão. Somos também muito gratos ao presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto, pelo apoio”.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-se-fazer-uma-politica-seria-honesta-e-transparente-afirma-carlos-guterres/712848353

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)