Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Plenário aprova dois projetos do Executivo nesta segunda-feira

    O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, em primeiro turno, na sessão ordinária desta segunda-feira (9), dois projetos de lei oriundos do Poder Executivo. Um institui a Escola de Saúde Pública do Maranhão e o outro estabelece alteração na Lei do ICMS.

    Na mensagem que capeou o projeto de nº 277/2019, o governador Flávio Dino alude ao artigo 166 da Constituição Federal (saúde é direito de todos e dever do Estado), para justificar a criação da Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão -ESP/MA.

    Destaca ainda que o objetivo da referida escola é incentivar o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a inovação, dentro do Inova Saúde e do Programa Estadual de Bolsa de Estudo, Pesquisa e Extensão no Sistema Único de Saúde (SUS). O parágrafo único do artigo realça o enquadramento da Escola de Saúde como instituição científica, tecnológica e de inovação, nos termos da Lei Federal 10.973, de 2 de dezembro de 2004 e como Escola de Governo em Saúde, nos termos do artigo 39, parágrafo segundo da Constituição Federal.

    Já no artigo 3º, o projeto destaca as finalidades da nova instituição com as finalidades de formulação e proposição das políticas nas suas áreas de atuação; fortalecimento das capacidades operacional, tecnológica e gerencial das Secretarias de Estado e municipais de Saúde.

    Também destaca o desenvolvimento de programas de capacitação, formação profissional, aperfeiçoamento, residências médicas e multiprofissional e de pós-graduação e organização dos campos de prática no âmbito dos serviços de saúde públicos e complementares.

    Alteração na Lei do ICMS

    Outro projeto, o de nº 348/2019, processa alteração na Lei nº 10.489, de 14 de julho de 2016, que dispõe sobre a utilização e transferência dos saldos credores acumulados do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), em decorrência de operações de exportação de mercadorias, tratada no parágrafo 2º do artigo 21 da Lei Complementar nº 87, de 13 de setembro de 1996 e revoga a lei nº 8.616/2007.

    O governador justifica, em sua mensagem, as razões de sua propositura, argumentando que na forma da Lei Complementar nº 87, o ICMS não incide quando das operações que destinem mercadorias, inclusive produtos primários e produtos industrializados semi-elaborados, ao exterior.

    Frisa ainda que a referida norma, ao tempo que veda a incidência do ICMS nessas operações, não permite o estorno de eventuais créditos decorrentes da exportação dessas mercadorias.

    Destaca ainda que nessa perspectiva, para disciplinar a aplicação desses valores, a Lei Estadual nº 10.489 estabeleceu a possibilidade de os créditos serem utilizados para pagamento, a qualquer título, de imposto de responsabilidade do próprio contribuinte, serem imputados a qualquer estabelecimento do sujeito passivo situado no Estado do Maranhão e, havendo saldo remanescente, serem transferidos para outro contribuinte.

    Pela lei, é facultado ao estabelecimento exportador que tenha sido reconhecido pelo Executivo, como projeto de investimento produtivo de relevante interesse para o Estado, transferir, até a data de 30 de junho de 2019, saldo remanescente de seus créditos de ICMS para outros contribuintes.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plenario-aprova-dois-projetos-do-executivo-nesta-segunda-feira/754813331

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)