jusbrasil.com.br
15 de Outubro de 2019
    Adicione tópicos

    Hélio Soares enaltece resultado da reunião para solucionar problemas do Aldenora Bello

    O deputado Hélio Soares (PR) enalteceu, na sessão desta quarta-feira (9), o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), pela iniciativa de realizar a reunião, na terça-feira (8), para buscar soluções aos problemas enfrentados pelo Hospital Aldenora Bello, referência no atendimento oncológico no Estado.

    De acordo com Hélio Sores, o hospital deixou de oferecer alguns serviços aos pacientes com câncer por falta de recursos financeiros, o que levou o parlamentar a apresentar, também nesta quarta-feira (9), emenda definindo a distribuição dos recursos do Fundo Estadual de Combate ao Câncer, destinando 65% da verba ao Aldenora Bello e 35% aos demais hospitais que tratam da doença.

    Para tratar sobre os problemas enfrentados pelo Aldenora Bello, Othelino Neto convidou o secretário de estado da Saúde, Carlos Lula; a promotora de Justiça da Saúde, Glória Mafra; os diretores financeiro e administrativo do hospital, Ruy Lopes Freitas e José Generoso da Silva, além dos deputados Hélio Soares, Dr. Yglésio e Helena Duailibe.

    Segundo Soares, a iniciativa do presidente da Casa é louvável e condiz com a função fiscalizadora que a Assembleia Legislativa tem. “Eu me senti, naquele momento, com a sensação de estar cumprindo com o nosso dever, uma vez que quando esta Casa puxa à sua responsabilidade na pessoa do presidente, propõe o protagonismo para resolver as soluções das políticas públicas que muito nos afeta. E a saúde, todos nós sabemos que é o gargalho do nosso país, e não seria diferente aqui no Maranhão. Mas a Assembleia fez o seu papel de instituição guardiã dos nossos direitos, principalmente os constitucionais, como o acesso à saúde, por exemplo”, afirmou.

    Definindo recursos

    O deputado enfatizou ainda que a atuação de Othelino engrandece o Parlamento. “Nosso dever é esse, a nossa prestação de contas é essa, que os deputados chamem para si os problemas referentes ao funcionamento das políticas públicas e cobre sua aplicabilidade, para que o eleitor sinta que a Assembleia, que é a Casa do Povo, esteja andando lado a lado com as suas necessidades, uma vez que aqui é a caixa de ressonância da população”, completou.

    Hélio Soares leu o conteúdo da emenda que apresentou definindo os percentuais no Dispositivo da Lei Completar nº 170, de 15 de dezembro de 2014, que regulamenta o Fundo Estadual do Combate ao Câncer.

    Como resultado da reunião e as determinações tomadas no ato, a direção do hospital assumiu o compromisso de retomar, já na próxima semana, alguns serviços que tinham sido suspensos, como o Pronto Atendimento Oncológico, as cirurgias, o combate à dor e cuidados paliativos.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)