Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Diretor da Assembleia esclarece sobre novas regras eleitorais em Encontro de Vereadores do Médio Sertão

    O diretor Administro da Assembleia Legislativa do Maranhão, Antino Noleto, representou o presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), no Encontro de Vereadores e Vereadoras do Médio Sertão Maranhense, nesta sexta-feira (29), no município de Passagem Franca. O evento, que tem o objetivo de fortalecer o Legislativo Municipal, capacitando os legisladores para enfrentar as próximas eleições, é promovido pela União de Vereadores e Câmaras do Maranhão (UVCM), com o apoio do Parlamento Estadual.

    “Essa parceria que está sendo construindo com os vereadores foi uma diretriz do presidente Othelino, traçada desde o ano passado com o Programa Assembleia em Ação e o apoio à UVCM. Isso tem permitido que a Alema esteja nas mais diversas regiões do estado, com encontros ricos, discutindo os desafios e temas de interesse da população. A aproximação com todas as esferas, fortalece o Legislativo, que, por sua vez, fortalece a democracia”, acentuou Antino.

    Na oportunidade, Antino Noleto, que é advogado e especialista em Direito Público, ministrou palestra com o tema “Novas regras das eleições municipais 2020”, orientando os vereadores, principalmente para as mudanças. “Falamos sobre uma temática muito importante para os legisladores, tendo em vista que haverá muitas mudanças de regras em vários pontos, como nas questões relativas à pré-campanha, ao domicílio eleitoral, janela partidária e filiação eleitoral”, explicou.

    Noleto falou ainda sobre a chegada do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). “Para os legisladores municipais será uma novidade, assim como também vão vivenciar a experiência do fim das ligações proporcionais, um tema polêmico, que não se sabe as consequências”, completou.

    O presidente da UVCM e vereador de São Pedro dos Crentes, Asaf Sobrinho, destacou o papel da entidade com os encontros que já passaram por várias regiões do Estado, destacando, também, o apoio da Assembleia. “Temos andado por várias cidades maranhenses, visitando as Câmaras, e sentimos a necessidade do vereador estar mais capacitado, mais preparado para enfrentar o dia a dia da sua função. Graças à visão do presidente Othelino Neto, que abriu as portas para os representantes municipais, temos nos aproximado do Legislativo. Essa parceria ajuda a entidade a preparar o vereador para enfrentar o mandato”, enalteceu o parlamentar, durante a palestra que ministrou com o tema “Funções das Câmaras Municipais”.

    O ciclo de palestras contou ainda com a participação do advogado Leandro Cavalcante, que fez uma explanação sobre “Os Desafios dos Gestores”, na qual alertou para os problemas no âmbito eleitoral e administrativo, assim como das ‘fake news’.

    Conhecimento

    Lideranças locais e das outras 15 cidades da região do Médio Sertão marcaram presença no encontro, entre elas prefeitos, presidentes de Câmaras e vereadores.

    De acordo com o presidente da Câmara de Passagem Franca, vereador João Bosco, a busca por conhecimento tem ido além do município e estado. “Estamos participando de encontros nacionais, para aprendermos a enfrentar as dificuldades do dia a dia. Queremos estar preparados para as eleições do ano que vem que estarão cheias de novidades”, disse.

    A presidente da Câmara Municipal de São João dos Patos, vereadora Thuany Costa, proferiu palestra com temática voltada para a participação da mulher na política. “Ainda não temos uma quantidade expressiva de mulheres no cenário político, apesar dos avanços. Em nossa cidade, por exemplo, somos quatro entre os 11 vereadores. Isso mostra que, mesmo aos poucos, temos conquistado nosso espaço, mostrando que podemos estar no mesmo patamar que os homens, gerindo por um bem maior, que é servir a população da melhor forma”, defendeu.

    O próximo Encontro de Vereadores está marcado para os dias 12 e 13 de dezembro, na cidade de Carolina, região Sul do Maranhão.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/diretor-da-assembleia-esclarece-sobre-novas-regras-eleitorais-em-encontro-de-vereadores-do-medio-sertao/786600526

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)