Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Alunos da Creche-Escola Sementinha homenageiam blocos, bandas e trios elétricos em baile de Carnaval

    Ao som de músicas carnavalescas e tomados de alegria, os alunos da Creche-Escola Sementinha entraram no clima da festa mais popular do Brasil, na manhã desta quinta-feira (20). Eles apresentaram o que aprenderam em sala de aula sobre os blocos tradicionais, bandas e trios elétricos, objetos de estudo das turmas da educação infantil e do ensino fundamental.

    O Maternal I homenageaou o bloco Jegue Folia e o Maternal II, Os Foliões. A banda baiana Olodum foi representada pela turma da Pré-Escola I e o maranhense Akomabu pelos foliões da Pré-Escola II. A origem dos trios elétricos, com enfoque nas bandas Eva e Chiclete com Banana, ficou para as turmas do 1ª ao 4º ano.

    Por trás da festa, a programação teve um caráter pedagógico, onde as crianças tiveram a oportunidade de, em sala de aula, conhecer a história do Carnaval. A supervisora pedagógica Diná Carvalho falou sobre a proposta do bailinho.

    “A ideia foi trabalhar o Carnaval enquanto manifestação cultural. Para isso, fizemos um estudo mais aprofundado, trabalhando a questão dos instrumentos, assim como a parte histórica e social, para que as crianças entendessem o Carnaval não somente como uma festa, mas como algo que faz parte da nossa cultura”, enfatizou.

    Além da diversão, o aprendizado foi garantido. “Fizemos várias atividades e nos divertimos muito. Hoje, nós desfilamos como se faz no Carnaval de verdade”, contou a aluna Sofia Lima, 8 anos.

    “Eu me diverti muito e também aprendi sobre a história dessa festa muito bonita e animada”, enfatizou a aluna Maria Júlia de Oliveira, 8 anos.

    Uma das etapas dos estudos foi a confecção dos trios elétricos. “Começamos com a origem do trio elétrico, estudando, inclusive, a história dos fundadores e músicos. Depois, construímos os trios. Foi um trabalho que durou um mês inteiro”, explicou a professora Sânzya Serra, do 1º ano do ensino fundamental.

    Durante todo o mês, os alunos desenvolveram atividades voltadas para o entrudo, como a confecção de máscaras de fofão, com o objetivo de desmistificar o conceito de que Carnaval é um evento mundano, despertando um olhar mais cultural para a tradição.

    No encerramento da folia, mais animação. O bloco tradicional Vinagreira Show chegou com seu colorido e apresentou seu repertório aos pais e alunos presentes, fechando com chave de ouro o Bailinho de Carnaval da Sementinha.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alunos-da-creche-escola-sementinha-homenageiam-blocos-bandas-e-trios-eletricos-em-baile-de-carnaval/812941674

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)