Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Assembleia homenageia os 40 anos de fundação do PT

    A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão realizou, na tarde desta quinta-feira (20), no Plenário Nagib Haickel, sessão solene em homenagem ao aniversário de 40 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), transcorrido no dia 10 de fevereiro. A sessão, proposta pelo deputado Zé Inácio e presidida pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), reuniu filiados, militantes, simpatizantes, políticos e personagens que marcaram a história do PT no Maranhão.

    A sessão contou com a presença do presidente estadual da legenda, Augusto Lobato; do deputado federal e presidente estadual do PCdoB, Marcio Jerry; do deputado estadual Rafael Leitoa, representando o PDT; do deputado federal Bira do Pindaré (PSB); do dirigente estadual do PSOL, Franklin Douglas, e do secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular e ex-presidente estadual do PT, Francisco Gonçalves.

    Participaram ainda a ex-deputada federal Terezinha Fernandes; a ex-deputada estadual Francisca Primo; o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Imperatriz, Jomar Fernandes; o ex-presidente do Diretório Municipal do PT e ex-vereador, Kleber Gomes; a dirigente nacional do PT, Criciele Muniz; a integrante da Diretoria do MST, Alzenira Montelo, e o presidente da CUT, Manoel Lages.

    Othelino Neto chamou a atenção para a pluralidade partidária na composição da mesa da solenidade, com representações de vários partidos diferentes, todos do campo progressista, mas que convergem naquilo que é essencial, como a defesa do trabalhador, dos movimentos sociais e da democracia no país, assim definido pelo parlamentar.

    “Se em qualquer momento seria importante celebrar o aniversário do Partido dos Trabalhadores, nessa quadra histórica atual é fundamental que nós, do campo progressista, nos reunamos em momentos como esse para, ao festejar os 40 anos do PT, ratificarmos a nossa posição e a capacidade de dialogar”, ressaltou.

    O deputado Zé Inácio, após a exibição de um vídeo contando a história de fundação e luta do PT, foi à tribuna e proferiu discurso carregado de emoção, resgatando as lutas e conquistas do partido ao longo de quatro décadas de existência.

    “Marcado por uma história de lutas e conquistas, o PT se orgulha de ter contribuído com os avanços do Brasil na política, na economia, na educação e, sobretudo, na defesa da democracia e inclusão social”, disse Zé Inácio.

    O petista também homenageou o líder camponês Manoel da Conceição, um dos fundadores do PT, além de outros nomes que, ao longo de quatro décadas, disputaram eleições em seus municípios e no âmbito estadual.

    O deputado federal e presidente estadual do PCdoB, Marcio Jerry, ressaltou a importância do PT para o Brasil. “O Partido dos Trabalhadores é um importante protagonista da luta daqueles que prezam pela garantia dos direitos sociais, da melhoria das condições de vida da população mais pobre e da democracia. Por isso, é razão de muita alegria comemorarmos os seus 40 anos de existência”.

    História

    Os avanços e conquistas do PT durante os governos de Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff também foram lembrados, como quando o Brasil saiu da décima terceira posição no ranking global de economias e chegou a conquistar a sexta. Ele citou, ainda, os programas “Fome Zero” e “Bolsa Família”, que tiraram centenas de famílias da extrema pobreza, bem como o Prouni, que permitiu a milhares de jovens o acesso ao ensino superior.

    Zé Inácio reafirmou a importância da união partidária e de combater os ataques que o partido vem sofrendo nos últimos anos. Ele pediu unidade entre os partidos do campo democrático.

    “Quero me associar a todos os companheiros e companheiras do PT, dirigentes, militantes de bases espalhadas nos diversos municípios e regiões do nosso estado que têm enfrentado, de forma combativa, os ataques de setores reacionários contra o nosso partido. É hora de estarmos juntos, todos os partidos do campo democrático e popular aqui presentes, para enfrentarmos o governo Bolsonaro. Somente assim, juntos, derrotaremos a ultradireita em 2022, transformando todo esse ódio em esperança para o povo brasileiro”, concluiu.

    Ao término da sessão, alguns membros do PT foram homenageados e receberam uma bandeira do partido. Em seguida, os presentes cantaram os parabéns e partiram o bolo.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-homenageia-os-40-anos-de-fundacao-do-pt/813161895

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)